terça-feira, 9 de junho de 2009

MUTIRÕES


AS FIANDEIRAS DE VELÁSQUEZ


MUTIRÕES
Trabalho gratuíto de quase toda a comunidade, em benefício de alguém, de quem recebem bebida, comida e ambiente de festa no final do dia, os mutirões se fazem com trabalhadores do campo, para o plantio ou colheita, e ainda com mulheres, nos serviços normais e na fiação do algodão. O mutirão pode ocorrer a convite do interessado ou à traição”ou seja, por iniciativa da comunidade, que acorre à casa do interessado, sem que ele saiba, acordando os donos da casa, de madrugada, com cantos e músicas, e todos os participantes com seus instrumentos de trabalho. Levam em conjunto a primeira refeição, ficando as refeições restantes por conta dos donos da casa.
Faz parte da tradição histórica das fiandeiras trabalharem cantando, elas cantam enquanto trabalham. As fiandeiras dão continuidade à herança deixada pelos seus antepassados seguindo passo a passo o trabalho de descaroçar, cardar, transformar o algodão em pastas, em fios e levá-lo ao tear para ser transformado em colchas, cobertores, toalhas, tapetes e peças do vestuário.

Elas contam que o mutirão também é feito quando algumas das filhas vai se casar aí é marcado um mutirão para fiar e tecer todo o enxoval da noiva. Quando há ‘Traição’ as mulheres viram a noite trabalhando na roda e no tear e cantando. Nesse caso é o que elas chamam de "mutirão casado" ou seja o produto desse mutirão ja está destinado a uma certa pessoa.
Como agradecimento, a mãe da noiva promove uma festa pela contribuição das amigas. O sentimento de companheirismo e colaboração irmana dessa gente simples

Fonte:
LIMA, Ricardo Gomes. Fios de Olhos D'Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário